Black Friday: Como aproveitar essa data para sua empresa vender mais.

Black Friday: Como aproveitar essa data para sua empresa vender mais.

Já está se criando a cultura da Black Friday no Brasil. A quarta sexta-feira de novembro já pode ser considerada como mais uma importante data comercial, que os empresários precisam colocar no seu calendário para não perder as oportunidades que surgem a partir dela, sendo que milhares de pessoas irão às compras nesse dia.

A Black Friday foi criada por varejistas estadunidenses fazendo referência à primeira sexta-feira após o dia de ação de graças, sendo também a data em que se iniciaria o período de compras para os presentes de Natal.

A partir de então, a Black Friday se espalhou pelos diversos cantos do mundo e, é claro, foi incorporada pela cultura brasileira, passando também a beneficiar muito os empreendedores que decidem aproveitar a data para oferecer as mais diversas promoções e atrair mais consumidores.

Assim que decidem investir na data, é necessário que seja feito um plano de comunicação para divulgar as promoções, ofertas, lançamentos e o que mais a empresa tenha preparado para a Black Friday. E é neste ponto que entra, sobretudo, o marketing digital.

 

Marketing digital na Black Friday

É correto afirmar que a Black Friday é uma data eletrônica. Isto é, ela já nasceu no ambiente da internet (sua primeira edição foi em 2005) e, desde o seu surgimento, uma das principais formas de divulgação dela se dá através do marketing digital.

De acordo com as estratégias de marketing, cabe ao gestor conseguir adequar as suas ferramentas de marketing digital para atender às necessidades da data.

A seguir, veja algumas das ferramentas de marketing digital que estão à sua disposição no momento de aumentar as vendas com a Black Friday.

  • envio de e-mail marketing para banco de dados previamente cadastrado, seja lista de clientes, inativos, newsletter da empresa, ou banco próprio para receber atualizações sobre o produto a ser divulgado;
  • adequação dos canais nas redes sociais, como adaptação da comunicação visual da data ao Facebook, trocando a imagem de capa para uma em celebração à data, adicionando posts que mostrem todas as vantagens de se comprar nesta data, divulgando as promoções, ofertas e etc.;
  • talvez a data possa ser o momento mais adequado para a empresa colocar em prática aquele projeto de E-Commerce;
  • quem sabe também iniciar aquela campanha de Links Patrocinados, investindo em compra de anúncio no Google Adwors para alavancar suas vendas;
  • ou então, com a finalidade de posicionar melhor os seus produtos nas pesquisas dos mecanismos de busca, não seja este o momento de um startar as ações em SEO e Produção de Conteúdo.

Há diversas outras possibilidades que você pode utilizar para divulgar a sua Black Friday, e talvez o mais importante seja conseguir se compreender que ela se trata de outra data comercial, assim como o Natal, o Dia das Crianças, e etc., no entanto, é necessário reconhecer como ela se diferencia destas outras datas, com a finalidade de que se consigam escolher as estratégias mais assertivas no momento de decidir o seu plano de marketing digital.

Se comparada às demais datas, pode-se perceber que na Black Friday, a tendência maior é a de que as pessoas adquiram produtos para si, ao invés de investirem em presentes.

Uma outra tendência do comportamento do consumidor para a data e que pode ser levado em conta no momento de elaborar o planejamento do marketing digital para a Black Friday, é que as pessoas compram de tudo. Ou seja, desde canetas até geladeiras, tudo aquilo que apresentar-se como uma opção de compra, seja uma necessidade latente ou algo que a pessoa nem precise, nesta data, ela se torna mais suscetível a promoções e descontos, e acaba efetuando a compra com mais facilidade.

Outra pesquisa, realizada por consultoria especializada em E-Commerce, mostrou que 81% das pessoas entrevistadas (de um contingente de 2.224) pretendem aproveitar os descontos da Black Friday para adquirir algum produto, sendo que 96% já haviam realizado alguma compra pela internet nos últimos seis meses.
Outro dado da mesma pesquisa aponta que os setores que mais se destacam quanto à intenção de compra na Black Friday são: Eletrônicos (37%); Informática (27%); Eletrodomésticos (27%); Telefonia/Celular (25%) e Livros (17%).

Contudo, a Black Friday se mostra cheia de possibilidades e potencialidades aos empreendedores brasileiros e, todos aqueles que souberem adequar o seu marketing digital para divulgar a data, certamente estarão dando um passo à frente para vender mais e aproveitar mais esta data comercial, que já vem se destacando no Brasil e conquistando cada vez mais resultados às empresas que investem nela.

 

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