Consultoria em Marketing Digital. Por que contratar uma?

Consultoria em Marketing Digital. Por que contratar uma?

MARKETING DIGITAL

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral da Consultoria em Marketing Digital com o objetivo de auxiliar o leitor a identificar o melhor momento e vantagens na contratação desse serviço.

DEFINIÇÃO DE MARKETING DIGITAL

Segundo Claudio Torres, “Marketing Digital é o conjunto de estratégias de Marketing para atingir objetivos de uma pessoa, marca ou organização, aplicadas à Internet e demais meios digitais”. Nisso é importante destacarmos inicialmente que não há vários tipos de marketing, apenas vários canais. Marketing é marketing, com a diferença que o Marketing Digital é a sua aplicação com foco na internet, ou ambiente Online/Digital.

BARREIA DE ENTRADA

As iniciativas tradicionais de Marketing, diferente do Marketing Digital, possuem uma grande barreira de entrada. É quase consenso entre os empresários que o Marketing é um “mal necessário”, apesar de ser considerado paradoxalmente a “Alma do Negócio”. Isso ocorre pelo fato de que as mídias tradicionais de divulgação, como TV, Rádio, Jornal, Revista, etc., demandam da empresa um valor considerável de investimento. Em contra partida, os resultados – ou ROI (Retorno sobre Investimento) dessas iniciativas não são muito claros e mensuráveis, sendo que o principal benefício é o de Brand (reconhecimento da marca da empresa) a médio e longo prazo, caso as iniciativas e investimento forem constantes.

SERVIÇOS EM MARKETING DIGITAL

O Marketing Digital trabalha com iniciativas voltadas à internet. Nisso há inúmeras possibilidade. São várias estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas – por exemplo – na divulgação de produtos e serviços, e ampliação dos negócios da empresa. Além disso, as mídias sociais se mostram ótimos canais de comunicação com o público, onde alguns pontos críticos podem ser superados, como a questão do Relacionamento do Cliente com a Marca.

Empresas como Google, Facebook, Linkeding, com seus modelos de Links Patrocinados, estão mostrando ótimos resultados. Neles as empresas podem criar campanhas de publicidade online para divulgação de seus produtos e serviços. Essas iniciativas, como as de Marketing Digital em geral, possuem um baixo custo, e com uma barreira de entrada bem menor que as mídias tradicionais, o investimento também fica acessível para pequenas e médias empresas. Além disso, a internet possibilita um controle muito maior sobre as ações de Marketing, e consequentemente, sobre o retorno do investimento.

CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL

Por ser um ambiente de trabalho relativamente novo, existem muitas possibilidade e também incertezas. Muitas empresas tem dificuldade em ler esse mercado, também tem dificuldade de fazer um planejamento e plano de ações para um posicionamento adequado. Quais são as melhores estratégias? Os melhores canais? As melhores ferramentas?

Essas e muitas outras perguntas devem ser respondidas pelo consultor. A Consultoria em Marketing Digital tem inicialmente a função de identificar as melhores oportunidades, as melhores práticas, estratégias e ferramentas para gerar o crescimento estruturado da presença e dos negócios da empresa de acordo com seu perfil e público alvo.

Veja também: artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário para Consultoria em Marketing Digital. Por que contratar uma?

Enviando Comentário Fechar