Impacto da internet nas empresas

Impacto da internet nas empresas

Várias empresas atuam nas diferentes atividades produtivas, desde a produção da matéria-prima até o produto final, quando chega as mãos do consumidor.

É conhecida como cadeia de suprimentos a forma pela qual essas empresas se relacionam. Hoje, a internet permite uma mudança substancial nessa cadeia, pois, muda completamente o modo como às empresas interagem entre si, e essas com o consumidor final. Além disso, a internet, como a TI (Tecnologia da Informação) como um todo, essencialmente gera valor a partir da mudança da forma de se lidar com a informação. Essa mudança acaba por produzir impactos profundos também em três dimensões fundamentais para as empresa:

  1. na organização da indústria
  2. na organização interna das empresas
  3. no produto

Outra mudança significativa é em relação às estratégias de comunicação e marketing. Hoje, com a internet e o digital, as empresas estão de posse de poderosas ferramentas que lhes permitem – dentre outras coisas – uma maior assertividade ao impactar seu público-alvo, bem como uma maior interação com o mesmo.

Do ponto de vista do consumidor, existe um maior nível de atividade, ou seja, casa vez mais o consumidor está no controle da situação. Isso pode ser notado a partir da mudança no comportamento do consumidor. Casa vez mais os consumidores estão mais bem informados, mais críticos e mais engajados.

Acontece que essas mudanças nem sempre são boas para algumas empresas. Em alguns casos, por exemplo, a internet pode acabar sendo mais benéfica o seu fornecedores do que para sua empresa.

Veja alguns impactos que a internet pode causar segundo as 5 forças de Porter:

Cinco Forças de Porter

 

  •  RIVALIDADE ENTRE COMPETIDORES EXISTENTES
    • Reduz a diferença entre os competidores
    • Aumenta geograficamente o mercado, aumenta o número de competidores
    • Pressiona os preços para baixo
     
  •  NOVOS ENTRANTES
    • Reduz a barreira de entrada
    • Aumenta o número de entrantes
     
  •  BARGANHA DOS CANAIS E DOS CLIENTES FINAIS
    • Oferece informações comparativas, aumenta o poder de barganha dos clientes finais
    • Reduz o custo de mudança
     
  •  BARGANHA DOS FORNECEDORES
    • Oferece acesso direto ao cliente final
    • Tendência de oferecer acesso igual das empresas a fornecedores
     
  •  SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS
    • Tornando a indústria mais eficiente, a internet pode expandir o mercado
    • A de diferentes approaches cria novas ameaças de substituição

 

A forma pela qual a internet vai impactar cada um desses fatores vai determinar quais são as ameaças e oportunidades que ela representa para sua empresa.

Para precaver-se das ameaças e identificar as melhores oportunidades de negócios você precisa fazer uma análise do setor que sua empresa atua, questionando os impactos em cada uma das forças competitivas atuantes, posicionando-se estrategicamente.

Veja também: artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário para Impacto da internet nas empresas

Enviando Comentário Fechar