Qual a diferença entre SEO e SEM?

Qual a diferença entre SEO e SEM?

São tantas as siglas que regem o mercado do marketing digital e do marketing como um todo, que é mais do que comum que nos confundamos com o verdadeiro significado de tantas.

Se você busca compreender melhor o que é SEO e SEM e descobrir quais são as diferenças entre os termos, este artigo foi escrito para você, confira.

Introdução: O posicionamento dos sites no mecanismo de busca

Como você encontra as coisas pela internet? Como você encontrou este artigo? É muito comum que utilizemos o Google e demais sites de busca para encontrar os principais conteúdos na internet e as respostas que procuramos.

Sendo assim, se o seu negócio tem um site, pode haver um planejamento para que ocorra com que através do trabalho de marketing digital, ele se posicione melhor nos mecanismos de busca e, assim, venha a trazer mais visitantes para o site e clientes para o negócio.

Basicamente, há duas formas de estar bem colocado nos mecanismos de busca: com o investimento em SEO, gerando assim o chamado resultado orgânico da busca, ou através da contratação de anúncios publicitários pelo serviço Google AdWords, que gera um resultado pago.

A diferença básica entre SEO e SEM é que, o segundo, engloba o primeiro, sendo que abrange as categorias de anúncios (pagos) e também a forma orgânica do posicionamento dos sites que se obtém com o investimento em técnicas SEO.

O que é SEO (Search Engine Optimization)

É importante que se compreenda que os algoritmos do Google foram criados para conseguir eleger as melhores páginas da internet, ou seja, aquelas que serão exibidas como os primeiros resultados para determinadas palavras-chave serão aquelas que apresentarem o melhor conteúdo para os internautas.

Assim, para um site estar melhor posicionado no Google, ele precisa investir em seu conteúdo. Desta forma surge o SEO, a otimização do site para que ele apareça melhor posicionado nos mecanismos de busca através de sua correta estruturação para determinadas palavras-chave e a sua produção especializada de conteúdo.

Em resumo, SEO é a preparação das páginas do seu site para que estejam melhores posicionadas nos mecanismos de busca. A sua principal função é atrair mais visitantes ao seu site de forma orgânica, ou seja, sem investir em anúncios para conseguir estar bem posicionado no Google.

O que é SEM? (Search Engine Marketing)

A sigla SEM refere-se ao conjunto de estratégias de marketing aplicadas ao mecanismo de busca, sejam elas orgânica ou pagas.

O SEO trata-se de uma tática dentro da estratégia de marketing, ou seja, dentro do SEM, ao modo em que se refere ao posicionamento das páginas apenas de forma orgânica.

Por outro lado, o SEM também analisa e planeja as estratégias pagas, ou seja, o investimento em anúncios e não apenas em conteúdo para estar melhor posicionado no Google.

Portanto, uma empresa que busca investir no posicionamento das páginas de seu site nos mecanismos de busca e que, além disso, consegue reconhecer o potencial deles e das redes sociais para estar ao lado de seu consumidor e aumentar as suas vendas, deve investir em SEM (Search Engine Marketing) e, como uma das táticas para se conseguir chegar às primeiras páginas do Google e dos demais sites de busca, o mais indicado é que se invista na tática de SEO (Search Engine Optimization).

Veja também: artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário para Qual a diferença entre SEO e SEM?

Enviando Comentário Fechar