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Ainda que as ferramentas e as táticas sejam diferentes, todas as estratégias de marketing digital têm a mesma finalidade: gerar conversão.

E um processo de conversão inicia-se com base na jornada do consumidor e no funil de vendas, sendo fundamental que a empresa compreenda a importância de se trabalhar o consumidor em todos os seus níveis de aproximação para com a sua marca.

Para cada estágio de interesse do consumidor, o marketing digital pode atuar diretamente para influenciar a sua conversão, ou seja, fazer com que ele sinta-se cada vez mais atraído pela empresa, até tornar-se, de fato, um cliente.

É importante que saiba qual é a melhor estratégia para se comunicar com determinada pessoa de acordo com o seu estágio de interesse pela marca. Por exemplo, para converter uma pessoa de visitante para lead, podem ser utilizadas landing pages, call to actions, e para converter este lead em um prospect, pode-se utilizar o e-mail marketing e a geração de relacionamento com o cliente.

Já chegado o último e mais importante estágio, aquele de converter um prospect em um cliente, de fato, o exemplo mais clássico diz respeito às lojas virtuais, que apresentam a facilidade de aumentar a receita e o lucro a partir da internet.