Tópicos

Redes Sociais

Acompanhe:

Compartilhe:

Início / Estratégias Digitais / Planejamento /
Definição de Metas e objetivos (SMART)

Assim como a Matriz SWOT, SMART refere-se a uma sigla em inglês, que significa (Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound). Em resumo, para definir as metas e os objetivos de uma campanha de marketing digital, deve-se observar se elas são:

Específicas – apontar resultado específico que se almeja atingir; jamais classificar uma meta como “aumento de vendas”, por exemplo. Nesse sentido, o seu objetivo pode ser “elevar as vendas anuais em 15%”, ou então, “atingir um faturamento de R$ 100.000,00 por mês”.

Mensuráveis – cada meta definida deve ter um indicador fundamental, que seja mensurável, de fácil acesso e comprovação de que realmente se atinge ou não àquela meta. Seguindo com o exemplo de aumentar o faturamento mensal, este indicador de mensurabilidade seria exatamente a receita gerada a cada mês pela empresa.

Alcançável – muitos gestores cometem inúmeras falhas no momento de definir as metas que a sua equipe deve buscar. Colocam resultados que nem mesmo as maiores empresas de seu segmento conseguiriam conquistar, então, no momento de apontar os objetivos que se espera, deve-se observar os indicadores do mercado, de seus concorrentes, e da própria empresa, ao modo em que não adianta falar que deseja triplicar as suas vendas em 30 dias, se a empresa não consegue crescer nem 5% ao mês, por exemplo.

Relevância e tempo – os últimos dois itens da definição de metas de forma SMART, referem-se respectivamente à importância de determinado objetivo para a empresa e ao tempo que se tem para chegar aonde se quer.