Tópicos

Redes Sociais

Acompanhe:

Compartilhe:

Início / Estratégias Digitais / Planejamento / Estudo de mercado /
Analisar o cenário (SWOT)

A matriz SWOT, também chamada no Brasil de FOFA, é um dos recursos básicos no que tange a análise do cenário interno (microambiente) de qualquer empresa, por apresentar-se como um dos norteadores da gestão e planejamento estratégico de determinada organização.

O termo deriva-se da abreviação em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Para realizar a correta análise do cenário através da Matriz Swot, é necessário que o profissional consiga ter um amplo know-how sobre os aspectos do mercado de atuação da empresa, a fim de que possa identificar as oportunidades e prever as ameaças a curto, médio e longo prazo. Além disso, deve ter o conhecimento a respeito da organização, visando listar e apresentar todas as forças e fraquezas da empresa, comparando-as aos principais concorrentes.

Compreender todo o cenário em suas diversas dimensões, é um dos fatores primordiais para uma organização que busca a plena realização de seus objetivos, tanto de marketing como um todo, quanto de marketing digital. E, para auxiliá-lo neste processo e apresentar informações assertivas a respeito do seu mercado, é indispensável o auxílio de uma consultoria especializada em apresentar resultados.