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A primeira etapa para começar a colocar efetivamente o funil de vendas em ação, é conseguir analisar os visitantes que chegam à sua marca através das estratégias digitais utilizadas pela campanha de marketing digital.

Ampliando o conceito de visitas, que antigamente se restringia apenas às pessoas que acessavam o seu site, é importante considerar que alguém que visualize a sua página em rede social, por exemplo, também pode ser considerada desta forma.

Assim que um consumidor visita a sua marca, acessando o site por exemplo, ele está predisposto ao diálogo com a sua empresa, e cabe aos gestores da comunicação adotarem os melhores procedimentos de marketing digital para começar a trabalhar no sentido de movê-lo ao próximo estágio do funil de vendas, ou seja, transformá-lo em um lead, em uma pessoa que pode considerar a sua organização como uma possibilidade de compra.

E para conseguir fazer isso, trazer o visitante para mais perto da sua marca, a empresa pode investir em ferramentas como landing pages, formulários de contato, ou mesmo utilizar-se do marketing de conteúdo, oferecendo e-books, webinars e demais vantagens adicionais para conquistar aquele visitante e torná-lo um lead, captando as suas informações como e-mail, telefone e etc., com a finalidade de retomar o contato com este possível cliente.