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Tratando-se de Inbound Marketing, analisar pode ser compreendido e praticado de duas formas diferentes:

1) Análise de conteúdo: durante a realização de toda a campanha de Inbound Marketing, faz-se necessário que seja feito o acompanhamento do desempenho dos conteúdos gerados, com a finalidade de ir identificando quais têm gerado os resultados esperados e quais apresentam falhas, sendo que, se forem percebidas com antecedência através da correta análise de conteúdo, podem ser revertidas.

2) Análise pós-venda: com a venda já realizada, cabe às marcas realizarem o acompanhamento dos clientes para assegurarem-se de que eles estão realmente satisfeitos com os seus produtos e que seriam potenciais replicadores da marca para a sua rede de contatos.

Como se sabe, trabalhar com Inbound Marketing é apostar na qualidade. A qualidade do conteúdo capaz de converter visitantes em leads e leads em consumidores, pode ser comprovada através de uma correta análise do conteúdo emitido e como ele é recebido pelo público impactado.

Já a outra qualidade, a que permite que o consumidor passe de mero cliente da sua marca para um formador de opinião a respeito dela, indicando-a para sua rede de contatos, este estudo pode ser obtido através da análise de pós-venda, que também cabe ao Inbound Marketing, tendo em vista que ele dispõe de estratégias que podem auxiliar a percepção que determinado consumidor ficou da marca após a sua efetiva compra.