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Tudo o que é feito em uma empresa é para atingir determinado resultado, não é mesmo? E saber que se chegou lá, é fundamental em qualquer projeto que se desenvolva.

Para isso, que existem as métricas e KPIs (Key Performance Indicators), que podem ser definidas brevemente como ferramentas de avaliação, análise e otimização do seu projeto de marketing digital.

Ainda que estejam intimamente ligadas, métricas e KPIs apresentam diferenças substanciais, considerando que as métricas podem estar englobadas pelas ferramentas de KPIs, sendo fundamental que o gestor de comunicação da marca consiga trabalhar muito bem com as duas análises integrada para conseguir comprovar o desempenho de um projeto de marketing digital.

Neste ambiente, as métricas costumam avaliar o comportamento do usuário impactado pela campanha, tendo a característica de não definir metas quantitativas. São alguns exemplos: aumentar visitas ao site; avaliar a taxa de rejeição; registrar os visitantes únicos.

Enquanto as KPIs compreendem o conjunto de informações que podem ser compiladas no sentido de se avaliar o desempenho da campanha comunicacional. Isto é, quando se faz um relatório do Facebook, quando se analisa a quantidade de leads gerados, a conversão de vendas, ou o tempo de permanência no seu site, está se utilizando alguns indicadores da performance de todo o projeto.

Contudo, é importante que se definam as métricas que determinado projeto deve atingir e ir se monitorando, através de acompanhamento integral utilizando as KPIs, os resultados das mais diversas ferramentas de comunicação utilizadas durante a campanha de marketing digital.