Tópicos

Redes Sociais

Acompanhe:

Compartilhe:

Alguns autores dividem a jornada de compra em três estágios, enquanto outros chegam a colocá-la em até seis estágios. Os termos também se diferenciam de uma análise para outra, no entanto, é fundamental que se compreenda a jornada de compra como um processo de gradual interesse por parte de cada consumidor pelo seu produto/ serviço.

Assim, o mais indicado é que se entenda os três grandes estágios da jornada de compra: consciência, consideração e decisão.

O primeiro estágio, o da consciência, é aquele caracterizado pela percepção da necessidade. Ou seja, o consumidor percebe que tem um problema que precisa ser solucionado através da aquisição do produto que a sua empresa oferece. A partir disso, ele passa para o estágio de consideração, em que vai avaliar, dentro das suas possibilidades, quais são as marcas que oferecem aquilo que ele procura. Já no último estágio, é o que ocorre ou não efetivamente a venda do seu produto, e é resumido pelo termo "decisão".

Para exemplificar, imagine que um cliente percebeu que precisa comprar o que a sua marca oferece (consciência), entrou no seu site e nos sites dos seus concorrentes (consideração) e avaliou, então, que a sua marca é aquela capaz de oferecer o melhor custo benefício que ele precisa (decisão). Então, ele decide comprar de sua loja virtual, ou ir à sua loja física para efetuar a compra.

Seguindo este exemplo, se a sua empresa não conta com um trabalho efetivo de marketing digital, ela acabará tendo menos chance de realizar a venda para este consumidor, já que o site do seu concorrente pode apresentar as informações que ele precisa para tomar a decisão de compra, por exemplo.

Além disso, com o marketing digital trabalhando em consonância com a jornada do consumidor, torna-se possível desenvolver estratégias capazes de fazer com que determinada pessoa avance na escala de potencial consumidor. Ou seja, comunicando-se de forma eficaz com quem está no primeiro estágio (consciência), a sua marca pode utilizar-se de ferramentas que visem levar o consumidor ao próximo estágio e, assim, até chegar o momento em que o marketing digital realmente se converta em venda e aumento de receita.