Tópicos

Redes Sociais

Acompanhe:

Compartilhe:

Pode se resumir a usabilidade de um site em uma palavra: experiência. Podemos nem perceber, mas a cada site que acessamos, aplicativo que baixamos ou software que usamos, temos uma experiência única, positiva ou negativa, sendo a responsável por fazer com que fiquemos mais ou menos tempo navegando pelas páginas, fazer com que clicamos em determinado link, ou até mesmo, possibilitando a compra em uma loja virtual.

Tudo isso diz respeito à usabilidade que, em linhas gerais, pode ser definida como tudo aquilo que o visitante tem à sua disposição ao entrar no site e cabe aos profissionais de marketing digital trabalhar no sentido de criar a melhor experiência possível a todos os visitantes do seu site.

Então, a usabilidade é a percepção que o cliente tem sobre a disposição das informações nas páginas do site, através do conteúdo e do design, que vão influenciar diretamente em sua interação com as páginas e, por isso, deve ser muito bem planejada para que as páginas consigam gerar as reações esperadas e, assim, consigam atingir os objetivos que a empresa propõe dentro de suas estratégias e metas de marketing digital.

A usabilidade está em tudo o que compõe uma página da internet, passando pela subjetividade que o usuário nem percebe, como a influência das cores em seu comportamento; pela questão estrutural, que compõe a linguagem de programação da página; pelo posicionamento e design do menu; chegando às funcionalidades, como a possibilidade de comprar o produto, por exemplo; e até mesmo questões técnicas, como a construção do Link Building e o conteúdo desenvolvido com as técnicas SEO.

Portanto, antes mesmo de colocar um site no ar, é importante que seja planejada a sua usabilidade como um todo, no sentido de criar a melhor experiência possível a todos os visitantes, e é para isso que as empresas têm à sua disposição agências de marketing digital especializadas em análise e otimização da usabilidade de todas as páginas de um site.