Tópicos

Redes Sociais

Acompanhe:

Compartilhe:

Início / Estratégias Digitais / Análise e Otimização / Usabilidade /
Design de interação (Interaction Design | ID )

Muitas pessoas confundem design de interação (ID) com UXD (design da experiência do usuário), e os termos estão de fato relacionados, no entanto, o mais adequado é que cada um seja analisado de forma separada para que se consiga obter os melhores resultados.

Para não restar mais dúvida, um exemplo muito simples: imagine que você decidiu comprar uma casa. Passou noites em claro imaginando como vai se sentir no novo quarto e medindo onde vai colocar os móveis. Isto é o planejamento da experiência que você (o usuário) terá lá.

Então, você se muda para a casa e todas as experiências que você tiver lá, podem ser classificadas como design de interação.

Ou seja, o ID (Interaction Design) é o estudo da interação do usuário com determinado sistema, sendo analisado através da realização de testes de impacto nos usuários e observações de experiências com pessoas interagindo na interface digital.

Aplicando os conceitos do design de interação e coletando todas as informações a respeito dos usuários interagindo com determinada plataforma, consegue-se criar ambientes virtuais que apresentem maior usabilidade, melhorando a experiência de quem a utiliza e trazendo benefícios à marca que investe em designers de interação.