Tópicos

Redes Sociais

Acompanhe:

Compartilhe:

Início / Estratégias Digitais / Análise e Otimização / Usabilidade /
UX Design (User experience design)

Planejar como o usuário deve agir, prever qual será a o seu comportamento e suas reações ao ser exposto a determinada interface digital, é a tarefa central do UX Design (ou UXD, ou UED), sigla que se refere ao design da experiência do usuário e, sendo aplicada ao marketing digital, diz respeito a como o usuário vai perceber consciente e inconscientemente, um site, um aplicativo e as mais diversas ferramentas comunicacionais que a marca utilizar na internet.

A origem do termo é antiga, já que foi criado por ergonômicos na década de 1940, mas a sua popularização deu-se recentemente através principalmente das áreas do design, como o design de produtos, o design gráfico e, claro, o design para web, que viu nesta forma de análise e planejamento, a oportunidade ideal para melhorar a usabilidade dos sites.

Ao contrário do que muitos pensam, o webdesigner não deve se preocupar somente com a distribuição do conteúdo, o layout e a os textos da interface em que está trabalhando.

Ainda que tudo isso faça parte da experiência do usuário, o webdesigner deve levar em conta uma série de outros fatores no momento de fazer o chamado “design da experiência do usuário” na interface desenvolvida, sendo que ele deve conseguir prever as reações e comportamentos que as pessoas terão ao serem impactadas por determinada mensagem.

Por isso, o webdesigner deve estar devidamente capacitado para reconhecer quais são as melhores experiências que pode proporcionar aos usuários, levando em conta, ainda, colocar em prática os objetivos e conquistar as metas da empresa para a qual trabalha.