Quando você está assistindo ao seu programa de TV favorito, ou quando você está acessando um Conteúdo na Internet, não é raro uma propaganda interromper a sua atenção para falar a respeito de um Produto ou Serviço. Algumas das mais tradicionais ferramentas de marketing são baseadas nesta estratégia, porém, elas vem sendo cada vez mais rejeitadas e mau vistas pelos usuários. Isso vem exigindo cada vez mais “milagres criativos” de nosso amigos publicitários.
Podemos traçar dois grupos gerais de estratégias para exposição da marca e aquisição de clientes: a de “Interrupção” e a de “Permissão“.
O Inbound Marketing se baseia em “Permissão“. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés da empresa ir até o cliente. Isso ocorre pelo interesse que a empresa gera no cliente em ralação a algum conteúdo relevante. A partir daí se constrói um relacionamento.
Conheça as 5 etapas da Metodologia do Inbound Marketing:
- Atrair o público com a produção e oferta de conteúdo relevante e relacionados à área de atuação da empresa
- Converter o visitante em um Lead, pessoa que deixa suas dados para a empresa iniciar uma comunicação
- Manter um relacionamento com esse Lead para educá-lo e conduzi-lo pelo funil de vendas até que esteja pronto para comprar
- Fechar a venda de negócios com os Leads trazidos pela ação de Marketing Digital
- Analisar cada etapa anterior para manter a máquina se movendo e identificar o que precisa ser ajustado